Pesquisas Qualitativas e Quantitativas
Qual o tipo de pesquisa que devo realizar para entender o meu cliente / público-alvo?
Essa é uma das maiores dúvidas dos empresários ao contratar uma empresa de pesquisa e aqui nesse texto, vamos explanar um pouco sobre cada uma das principais metodologias.
Pesquisa Qualitativa: Baseia-se no caráter subjetivo, podendo ser individual ou em grupo. Seu resultado não mostra números concretos, mas sim narrativas, ideias e experiências dos participantes. Os moderadores (como são chamados os pesquisadores), buscam se aprofundar em um tema para obter informações sobre as motivações, ideias e atitudes das pessoas.
Pesquisa Quantitativa: Essa metodologia se baseia em números, métricas e cálculos matemáticos, são estruturados e estatísticos. Seus resultados são objetivos e conclusivos. Nesta metodologia é que forma a base para tirar conclusões gerais da pesquisa e prever resultados.
Sempre que for ouvir seus clientes e/ou público-alvo, falarem da sua empresa, serviço ou produto, é necessário entender o tipo de informação que precisa como resposta.
Outro fator Importante é que as pesquisas qualitativas e quantitativas são métodos complementares e que podem ser combinados em seus questionários para obter resultados profundos e amplos.
Seja qualquer uma das metodologias, ambas servem para entender o cliente, diagnosticar problemas e principalmente, nortear as ações da empresa, do produto ou do serviço.
Forte abraço!
André Bovenzi