Farol na escuridão!
Muitos são os questionamentos sobre pesquisa de mercado por parte das empresas quando seus executivos pensam em realizar uma pesquisa. Os principais são:
- Pesquisa funciona?
- Pesquisa é caro?
- O que iremos receber?
- Como são os resultados?
- E se não for o que eu esperava?
As respostas são praticamente padrões por parte dos atendimentos das empresas de pesquisa e confundem ainda mais os potenciais clientes. A principal razão para isso é o fato de pesquisa ser totalmente empírico e abstrato, ou seja, não palpável para o comprador, que ao receber os resultados precisam acreditar e confiar no que é apresentado e exposto.
Assim, diferenças de amostras, metodologias de abordagem (entrevista), análise e principalmente, responder as reais e verdadeiras questões do cliente, são fundamentais para a satisfação de um projeto de pesquisa.
Eu, particularmente, costumo fazer uma analogia de pesquisa a um farol na escuridão, ele (farol) pode estar estático ou em movimento, ou seja, um farol marítimo serve de guia aos marinheiros orientando na navegação. Já um farol em movimento são como os veículos em uma estrada escura, se não há farol, ou este não é ligado, como o motorista poderá navegar com tranquilidade?
Assim deveria ser a Pesquisa de Mercado, o orientador a iluminar as empresas em seu segmento e possibilitar o enxergar além, prever cenários, nortear ações e estratégias e aprimorar a atuação da empresa perante seus clientes.
Forte abraço!
André Bovenzi